Como calibrar uma balança

Seja na indústria química, farmacêutica, comércio, laboratórios, entre outros setores, a calibração das balanças é imprescindível para obter resultados precisos e completamente confiáveis. Só assim garante que o seu negócio não tem perdas resultantes de pesagens incorretas e ao mesmo tempo assegura boas relações com os seus clientes.

Para que serve a calibração?

Seja na indústria química, farmacêutica, comércio, laboratórios, entre outros setores, a calibração das balanças é imprescindível para obter resultados precisos e completamente confiáveis. Só assim garante que o seu negócio não tem perdas resultantes de pesagens incorretas e ao mesmo tempo assegura boas relações com os seus clientes.

Como é feita a calibração?

Trata-se da comparação entre os resultados obtidos na pesagem de um instrumento – massa padrão – e o valor de referência dessa massa padrão.

Por exemplo, se colocamos um peso padrão de 10 kg, o valor indicado deve ser esse. A diferença entre os 10 kg e o resultado da pesagem tem o nome de erro de indicação.

A entidade especializada para a realização da calibração emite depois um certificado que comprova que a balança cumpre com as normas de pesagem.

Se não reunir os requisitos necessários, a balança deve ser devidamente reparada e ajustada pela organização autorizada.

Não dar a verdadeira importância à calibração é um fator de risco para a sua empresa, pois para além das multas, afeta a produção, a transparência e a qualidade dos resultados.

Os sistemas de pesagem BARBAL ® estão orientados para ser o mais seguros possível, cooperando com o cliente de forma a satisfazer as suas necessidades reais. Com tecnologia própria, os meios mais avançados e com uma equipa forte, a BARBAL reflete-se com qualidade e inovação, o que permite fabricar integramente balanças robustas e fiáveis para pesagem de cargas com a máxima eficácia e segurança. Contacte-nos!

Publicado em 2024-12-30

Entradas relacionadas

Cuidados de utilização para aumentar durabilidade das básculas

As básculas ponte foram desenhadas para pesar veículos pesados com excelente precisão. Normalmente são constituídas por vários módulos e adaptadas ao meio onde vão ser montadas, podendo ser de metal, betão ou mistas.

Aspetos a considerar antes de comprar uma balança industrial

Antes de tomar a decisão de comprar uma solução de pesagem para a sua empresa deve considerar alguns aspetos, entre eles os seguintes

Terminal da báscula-ponte e gestão de dados

As básculas-ponte atualmente permitem-lhe tirar partido das mais recentes tecnologias, com o propósito de racionalizar os processos e as transações comerciais, recolhendo informações como o produto a pesar, o preço, a tara, o peso líquido, dados do cliente ou fornecedor, transportador, documentos de suporte (como fatura ou guia de remessa), identificação do condutor, identificação do veículo, suplementos, portes, taxas ou impostos ou qualidade e origem dos materiais.

Custos e manutenção de uma báscula-ponte

Por forma a comparar corretamente as várias opções de báscula-ponte, um comprador avisado deverá tomar em consideração mais do que apenas o preço de compra do produto. Se o preço é importante, é a precisão e fiabilidade da báscula-ponte que se repercutirão diretamente sobre a atividade do proprietário durante as décadas subsequentes.

O que é uma Báscula-ponte?

As básculas-ponte são utilizadas em todo o mundo. Tanto as pequenas como as grandes empresas, bem como as empresas de transporte, pesam camiões que transportam todo o tipo de cargas, de produtos alimentares a metais, bem como bens de consumo duráveis ou resíduos sólidos.

Quais são os componentes de uma báscula-ponte?

Quase todas as básculas-ponte têm componentes em comum, que trabalham em conjunto para medir o peso. É importante que um comprador conheça bem estes componentes para determinar a báscula-ponte mais adaptada para responder às suas necessidades. Existem alguns conceitos que convém conhecer antes de selecionar uma báscula-ponte para o seu negócio

desenvolvido por aznegocios.pt