Tipos de básculas-ponte

No momento de decidir que necessita de uma báscula-ponte, outro fator a considerar é o material de construção. Existem básculas-ponte completamente metálicas e mistas (aço / betão). Ambas as soluções devem oferecer as mesmas garantias em termos de performance no ato de pesagem, dado que devem ser construídas de acordo com as mesmas especificações de conceção. Existem, ainda assim, algumas diferenças que poderão tornar um produto mais vantajoso para si.

No momento de decidir que necessita de uma báscula-ponte, outro fator a considerar é o material de construção. Existem básculas-ponte completamente metálicas e mistas (aço / betão). Ambas as soluções devem oferecer as mesmas garantias em termos de performance no ato de pesagem, dado que devem ser construídas de acordo com as mesmas especificações de conceção. Existem, ainda assim, algumas diferenças que poderão tornar um produto mais vantajoso para si.

A báscula-ponte metálica dispõe de uma superfície de rodagem em aço e a mista tem uma estrutura em aço e uma laje de betão no interior da estrutura. Ambas podem ser instaladas em apenas um dia, no caso da mista, se esta for já betonada de fábrica. Por outro lado, se optar pela mista a betonar no local, terá de aguardar até cerca de um mês até à secagem do betão. As metálicas são sem dúvida as mais portáteis dado o seu peso muito inferior, tornando também o seu transporte mais económico. Para além disso, mesmo no momento da montagem, tenha em consideração que necessita de meios especiais para a montagem de uma báscula-ponte mista já betonada.

Outro fator importante a considerar é o tipo de instalação para a sua báscula-ponte. Tradicionalmente existem dois tipos de montagem: encastrada ou sobre o solo.

Conforme o nome indica, uma báscula-ponte encastrada pressupõe a escavação de um fosso, de acordo com o plano de obra civil fornecido pelo seu fornecedor. No final, a báscula-ponte fica nivelada com o solo ao seu redor. Para além da profundidade indicada no plano de obra civil para os maciços de suporte dos pontos de apoio da sua báscula-ponte, poderá considerar dar-lhe maior profundidade para facilitar as operações de limpeza, dado que as operações de manutenção nas básculas-ponte Barbal ® são efectuadas pela parte superior da mesma. Por outro lado, a falta de espaço para as rampas e para as manobras necessárias para o camião entrar e sair em total segurança da báscula-ponte podem ser motivos para optar por este tipo de instalação.

Já as básculas-ponte instaladas sobre o solo oferecem outro tipo de vantagens. Desde que disponha do espaço necessário, as básculas-ponte instaladas sobre o solo, com as laterais visíveis, permitem um acesso mais facilitado à parte inferior da mesma para operações de limpeza e manutenção. Outra vantagem é a eliminação de vias de evacuação das águas pluviais. Para além disso, existem questões de segurança para acesso ao fosso de uma báscula-ponte. Estando a mesma sobre o solo, estas questões são bem mais simples de tratar. Para além disso, é menos provável que se alojem roedores por debaixo de uma báscula-ponte instalada sobre o solo, roedores esses que são uma das principais causas de avarias em básculas-ponte, principalmente se a sua báscula-ponte não tem cablagem com proteção anti roedor.

Alguns fornecedores, como a Barbal ®, disponibilizam ainda obras civis metálicas, o que tornam a báscula-ponte transportável com bastante facilidade. Estas estruturas dispensam a necessidade de efetuar uma obra civil com fundações, bastando ter uma laje de betão, ou mesmo solo compactado. Informe-se sobre o tipo de instalação mais adequado às suas necessidades e que repercussões existirão sobre a sua atividade.

Consulte-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo.

Publicado em 2024-12-30

Entradas relacionadas

Cuidados de utilização para aumentar durabilidade das básculas

As básculas ponte foram desenhadas para pesar veículos pesados com excelente precisão. Normalmente são constituídas por vários módulos e adaptadas ao meio onde vão ser montadas, podendo ser de metal, betão ou mistas.

Aspetos a considerar antes de comprar uma balança industrial

Antes de tomar a decisão de comprar uma solução de pesagem para a sua empresa deve considerar alguns aspetos, entre eles os seguintes

Terminal da báscula-ponte e gestão de dados

As básculas-ponte atualmente permitem-lhe tirar partido das mais recentes tecnologias, com o propósito de racionalizar os processos e as transações comerciais, recolhendo informações como o produto a pesar, o preço, a tara, o peso líquido, dados do cliente ou fornecedor, transportador, documentos de suporte (como fatura ou guia de remessa), identificação do condutor, identificação do veículo, suplementos, portes, taxas ou impostos ou qualidade e origem dos materiais.

Custos e manutenção de uma báscula-ponte

Por forma a comparar corretamente as várias opções de báscula-ponte, um comprador avisado deverá tomar em consideração mais do que apenas o preço de compra do produto. Se o preço é importante, é a precisão e fiabilidade da báscula-ponte que se repercutirão diretamente sobre a atividade do proprietário durante as décadas subsequentes.

O que é uma Báscula-ponte?

As básculas-ponte são utilizadas em todo o mundo. Tanto as pequenas como as grandes empresas, bem como as empresas de transporte, pesam camiões que transportam todo o tipo de cargas, de produtos alimentares a metais, bem como bens de consumo duráveis ou resíduos sólidos.

Quais são os componentes de uma báscula-ponte?

Quase todas as básculas-ponte têm componentes em comum, que trabalham em conjunto para medir o peso. É importante que um comprador conheça bem estes componentes para determinar a báscula-ponte mais adaptada para responder às suas necessidades. Existem alguns conceitos que convém conhecer antes de selecionar uma báscula-ponte para o seu negócio

desenvolvido por aznegocios.pt